Racismo é crime

Caro Associado,

O ANHEMBI TÊNIS CLUBE repudia qualquer tipo de discriminação, seja ela racial, de opção sexual, credo ou de outro tipo, por acreditar que o clube é um lugar de todos e para todos, conforme previsto no artigo 1º. do Estatuto Social, sendo atribuição de seu corpo diretivo inclusive coibir quaisquer manifestações que promovam discriminação racial, religiosa, de gênero ou política, nos termos do artigo 56, “q” do mesmo Estatuto. 

Toda ação discriminatória, atos racistas ou de injúria racial constituem afrontas aos direitos humanos, sendo uma das formas mais perversas de opressão e preconceito e, uma vez comprovados, devem ser punidos com rigor exemplar.

Em complemento ao comunicado de 08/06/2023 acerca da denúncia de ato de racismo que teria ocorrido nas dependências do Clube em 19/05/2023, reiterando o compromisso de transparência desta Gestão, vimos informar que a Comissão de Sindicância concluiu a análise das provas existentes emitiu seu relatório final acerca do tema ocorrência (documento de interesse das partes).

Diante da inexistência de provas ou evidências cabais da ocorrência de ato de racismo, o resultado da Sindicância restou inconclusivo não sendo possível assim, na esfera administrativa do Clube, a conclusão acerca da ocorrência ou não dos fatos narrados.

Não obstante, sensíveis à relevância do tema, a Comissão de Sindicância recomendou a realização de campanhas de conscientização e combate às mais variadas formas de discriminação, seja racial, de gênero ou religiosa, que deverão ser implementadas oportunamente pela Diretoria Executiva.

Por fim, informamos que todas as provas analisadas se encontram devidamente preservadas e serão disponibilizadas para as Autoridades, caso assim as requisitem.

Atenciosamente,

Luiz Carlos do Nascimento
Presidente da Diretoria Executiva