Troca da Grama Sintética

Desde abril, estávamos planejando a troca da grama sintética do nosso campo de society. De lá até a inauguração, o processo foi longo e bastante trabalhoso.

Iniciamos a busca de empresas que possuem o “know how” no mercado, foram diversas reuniões com os principais fornecedores para obter o melhor material para o clube.

Descobrimos que são numerosos os tipos de grama, fibrilada ou monofilamento, altura de 40, 50 ou 55mm, com preenchimento de borracha preta, verde, encapsulada marrom misturada com composto orgânico, de fibra de coco, decitex de 8,5 mil, 11 mil, quantidade de tufos por m².

Após conhecer todas essas particularidades técnicas, marcamos visitas para conhecer campos de cada uma destas opções. Foi muito importante conseguir visualizar como o campo fica com alguns anos de utilização, para sabermos como a grama ficaria depois de muitos jogos.

Pensamos que ao finalizar esse processo e fechando o contrato, era só trocar e chamar os associados para jogar...

Mas não foi bem assim, quem acompanhou o processo da troca da grama pôde ver o quanto é difícil e prolongado. A retirada precisou ser feita com um quadriciclo e para retirar todo o preenchimento foi necessária a utilização de um guindaste direto para a rua. O contra piso foi realinhado, as caixas de drenagem substituídas e também algumas reformas foram feitas no entorno do campo.

Chegou a hora de estender o tapete, coisa linda, bem verdinha. Depois veio o preenchimento com borracha encapsulada marrom, misturada com composto orgânico. A cada camada colocada era realizada a escovação do campo.

Esse preenchimento é o grande diferencial para a grama antiga, ela absorve 30% a menos do calor.

Agora todos os associados podem jogar seu futebol, praticar uma atividade ou ter um lazer dentro do campo.