Saiba mais sobre a Brinquedoteca Curumim

Com o início da elaboração dos projetos de novos espaços, a reforma da Brinquedoteca foi uma das primeiras ações a serem idealizadas. O número crescente de crianças no clube e o desejo de oferecer uma experiência lúdica única para os associados motivaram a ampliação do espaço com uma nova proposta de atendimento.

A Brinquedoteca do clube foi fundada na década de 90, junto ao parquinho já existente. A escolha do nome e do primeiro logotipo foi realizada entre sugestões das próprias crianças, em um concurso realizado entre os associados. O nome Curumim honra a história de nossa região, na várzea do Rio Pinheiro, antigo Rio Jurubatuba. O respeito à natureza e a todos os seres vivos são valores presentes em todas as atividades realizadas no espaço.

Com esta transformação, oferecemos ao associado um ambiente alegre, leve e convidativo. O projeto da arquiteta Monica Spada Durante utilizou recursos lúdicos aplicados em cores, formas e iluminação para valorização e ampliação do espaço. A inspiração na natureza está presente no painel na entrada do espaço feito pelo artista Lauro Monteiro, na árvore Pau Ferro mantida dentro do local e no pequeno Curumim, representado no fantoche de espuma feito pela arte educadora Maura Spada.

Monica explica que “este projeto foi criado com um conceito para ser um gerador de valor e de memórias afetivas, sendo um espaço criativo e ao mesmo tempo aconchegante, sem deixar de lado a segurança das crianças. Cada detalhe do projeto foi pensado para ir a favor de conceitos atuais, tendo uma passagem cenográfica que transitasse entre a cidade e a floresta. E com a iluminação conseguimos realizar uma integração entre a brinquedoteca com o parquinho. Ver esse espaço em uso é um impacto, fico muito emocionada em ver as pessoas utilizando essa área”.

O parquinho também passou por transformações com uma contribuição voluntária dos associados Ricardo e Alessandra Cardim. O projeto paisagístico trouxe diversas plantas nativas da mata atlântica para o espaço, como o palmito jussara, pitangueira, cambuci, jabuticabeira, entre outras.

Ele nos conta um pouco como foi o processo de escolha para determinadas plantas no paisagismo do local, "a ideia foi apostar na beleza da mata atlântica com as suas plantas que são quase desconhecidas das pessoas embora a gente esteja no país que tenha a maior biodiversidade do mundo, com grande exuberância. foram feitas escolhas que trouxessem brasilidade e que fosse principalmente uma ferramenta de educação ambiental para as crianças, inclusive os meus filhos. As espécies escolhidas são principalmente as frutíferas, que existiam nos palmares paulistanos de séculos atrás, e uma série de árvores nativas que compõem o que chamo de pomar indígena. Também temos plantas ornamentais. Então é um projeto de grande inovação ambiental, de importância cultural e principalmente educacional que vai realmente permitir que as nossas crianças experimentem as frutas, subam em árvores, tenham uma vida mais natural e menos conectada em aparelhos eletrônicos, assim como era a infância de décadas atrás”.

A areia foi renovada e foram instalados novos brinquedos em pneu e os chamados Animolas. O espaço da brinquedoteca tem como objetivo oferecer ambiente seguro para crianças de 2 a 10 anos e fomentar o ato de brincar através do livre uso do seu acervo de brinquedos e das atividades de recreação que trabalham aspectos lúdicos, a coordenação motora e outras habilidades da criança.

Projeto arquitetônico: Monica Spada Durante

Obra: Deck Engenharia